Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes – PIAPE

Com o intuito de elevar as taxas de sucesso nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior – IES públicas e contribuir com a ampliação das condições de permanência dos estudantes por meio da oferta de apoio pedagógico, como preconizado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES[1] (BRASIL, 2010, Artigo 3º, parágrafo 9º) foi criado na UFSC o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes – PIAPE.

O PIAPE está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD) e é desenvolvido na UFSC pela Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP) desde 2013, constituindo-se em um programa de apoio e orientação pedagógica aos estudantes da graduação da UFSC. Seu objetivo é oferecer atividades que favoreçam a permanência e a qualidade dos processos formativos nos cursos de graduação, atendendo as necessidades de aprendizagem e oferecendo condições para um melhor aproveitamento acadêmico.

As atividades de apoio e orientação pedagógica do PIAPE são oferecidas nos cinco campi da UFSC e compreendem grupos de aprendizagem, atendimentos individuais ou em grupos de orientação pedagógica, palestras, aulões, minicursos, módulos e oficinas. Nos grupos de aprendizagem oferecemos módulos de atividades nas áreas de Pré-Cálculo, Cálculo 1, Cálculo 2, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Física 1, Física 2, Química, Biologia, Bioquímica, Leitura e Produção Textual, Informática e Estatística. Todas são oferecidas em grupos com duração variável entre quatro semanas ou  turmas semestrais, além de palestras, aulões e minicursos.

Na orientação pedagógica são feitos acolhimentos às demandas e dificuldades acadêmicas, por meio de atendimentos individuais ou em grupos. Com periodicidade semanal, são trabalhados aspectos da organização da vida acadêmica, das rotinas de estudos, das dificuldades de aprendizagem, proporcionado um ambiente seguro e acolhedor, priorizando os seguintes eixos: (i) Construção de rotinas acadêmicas na universidade: organização, planejamento e prática de estudos; (ii) Auxílio para promoção da autonomia estudantil; (iii) Integração ao ambiente universitário e às novas demandas e rotinas da universidade; (iv) Estratégias metodológicas para aprimoramento do processo de aprendizagem; (v) Acolhimento e estímulo à construção de comunidades de aprendizagem e a construção de vínculos e conexões intelectuais, institucionais e afetivas ao longo dos processos formativos no Ensino Superior; (vi) Favorecimento das habilidades acadêmicas.

Nossas atividades não possuem avaliação e possibilitam o recebimento de certificação mediante, no mínimo, 75% de presença. Os certificados poderão ser validados como atividades complementares, de acordo com o Projeto Pedagógico de cada curso de graduação. _________________________________________________________________________________________________________________________ [1] BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, DF: MEC, 2010.   _________________________________________________________________________________________________________________________ Acesse aqui a Resolução do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE)

Apresentação do PIAPE 2024.2

Apresentação do PIAPE 2024.1

Apresentação do PIAPE 2023.1